* Primeiro lugar: Ficar calma, nada de gritos e broncas. Nunca chame o seu filho de burro, isto poderá causar prejuízos futuro.
* converse atentamente com a criança para saber se ela tem uma explicação.
* Procure verificar se o seu filho está realmente estudando, se o lugar onde ele estuda é calmo e apropriado para sentar com uma boa postura. O ambiente certo é aquele em que o aluno fica sentado em uma cadeira com apoio para a coluna e mantém os pés no chão. Uma postura errada dá desconforto, dores e sono, com isto a criança não mantém a atenção.
* Envolva nos estudos de seu filho. Pergunte como foi a aula, peça para ver o material escolar, as anotações feitas na aula e a tarefa. Estimule-o a tirar dúvidas com o professor depois da aula.
* Veja se a criança não está sobrecarregada. Muitas crianças fazem tantas atividades durante o dia que fica exausto para estudar.
* Procure conversar com a professora, tenha um bom relacionamento com ela. A professora é sua aliada para resolver os problemas.
* Leve o seu filho para uma avaliação com oftalmologista, para ver se há alguma ametropia. (ametropia é dificuldade visual ex. Miopia, hipermetropia, astigmatismo, etc)
* Procure o otorrinolaringologista para avaliar a audição ou dificuldades de compreensão daquilo que ouve (Tem criança que ouve bem, mas não entende o que ouve ou não consegue construir uma informação com base no que ouviu)
* Procure saber se o seu filho interage com os outros colegas. Muitas vezes as crianças que não são muito aceitas ou que sentem que não são aceitas, preferem se tornar o bagunceiro da sala para ter atenção dos colegas.
* Observe se a criança chora muito e não que ir a escola. Não permita que a criança falte à aula.
É sempre bom procurar um psicopedagogo, ele é o profissional habilitado para avaliar as dificuldades no aprender.
Nenhum comentário:
Postar um comentário